Como superar situações difíceis no trabalho mesmo tendo sucesso – Dicas – Carreira e finanças GNT

Como superar situações difíceis no trabalho mesmo tendo sucesso – Dicas – Carreira e finanças GNT.

mulheres que comandam equipes de homens ou jovens à frente de um time experiente encontram resistência; saiba como evitar

Mulhereres devem vencer resistências para chefiar. Foto: Getty Images

Por Pollyana de Moraes

Chegar a um cargo de chefia no trabalho nem sempre é sinônimo de que tudo está dando certo na carreira. Mulheres bem-sucedidas ainda precisam lidar com saias-justas profissionais ligadas ao gênero e elas não são poucas. Segundo a coach e especialista em gestão de imagem, Waleska Farias, gerentes e diretoras do sexo feminino se multiplicam nas empresas brasileiras, mas a ascensão nem sempre vem acompanhada do reconhecimento dos colegas.

Diante desse quadro, o site do GNT reuniu as três situações profissionais que mais causam desconforto nas mulheres que já chegaram (ou que almejam chegar) ao topo. Para cada uma delas, existem soluções possíveis e práticas. Confira e deixe seu comentário abaixo.

  • 1
    Sou mulher e comando uma equipe de homens
    “Contra fatos, não há argumentos”. Assim a coach de carreira Waleska Farias começa a responder à questão proposta pelo site do GNT. Segundo a especialista, a mulher que se encontra nessa situação nunca deve questionar a própria capacidade de liderar.“Se ela foi alçada a esse cargo, é porque tem competência para desempenhá-lo. Ela não pode se inferiorizar diante dos homens”, afirma. Nesse caso, a conquista da confiança da equipe deve ser alcançada pela prova de que ela é uma boa líder, ou seja, ter pleno conhecimento do negócio, saber ouvir e traçar estratégias. Nada disso requer que essa mulher assuma características masculinas, pelo contrário. “Ela deve aproveitar essa versatilidade com a qual lida com a família, o trabalho, os relacionamentos e às vaidades. A mulher aprendeu a segurar tudo isso, mais do que o homem. E ela pode levar esse talento para a rotina de trabalho”, conta Waleska Farias.

  • 2
    Sou mulher jovem e comando uma equipe experiente
    Nesse caso, os desafios de relacionamento com a equipe não são apenas uma questão de gênero, mas também de idade. Para a coach ouvida nesta reportagem, é fundamental que a mulher nesta situação saiba equilibrar autoridade e humildade.”Essa autoridade vem pela prova de que essa mulher tem conhecimento suficiente para ocupar o cargo, por isso está nele. Às vezes, a empresa contrata uma chefe jovem de fora para comandar uma equipe mais velha, isso acontece. E ela também não pode chegar ‘chutando a porta’. Tem que saber ouvir, perguntar aos mais experientes na casa quando tem alguma dúvida. A gente chega pedindo licença, com educação”, orienta ela. Ainda segundo a especialista, a jovem chefe deve provar através de suas atitudes e de sua fala que não está lá para dividir a atenção e sim para somar resultados. O bom e velho trabalho em equipe.

  • 3
    Sou filha, esposa, sobrinha ou neta de alguém importante na empresa
    Herdeiras de artistas famosos, de Maria Rita (filha da Elis Regina) a Cleo Pires (filha da Glória Pires), o velho preconceito de chegar lá por causa de um “pistolão” é um velho conhecido do mundo do trabalho. É bem verdade que muita gente se aproveita de bons contatos, mas também existem profssionais talentosos que precisam provar ainda mais seu valor. “A primeira coisa é não ceder às provocações, se manter firme. Depois, mais do que mostrar que é capaz, é preciso realizar, trazer resultados. Isso fala por si só”, diz a expert Waleska Farias.Mas as recomendações não param aí. Quem tem um relacionamento pessoal com alguém do trabalho deve dobrar a atenção com a etiqueta corporativa. “Dentro da empresa, existe uma hierarquia profissional que deve ser respeitada, apesar de haver uma intimidade lá fora.Sugiro até que seja evitado usar nomes íntimos, por exemplo, se o marido for presidente da empresa, nunca se referir a ele como “meu marido”. O ideal é chamá-lo sempre pelo nome, ou como os outros chamam.

Anúncios

Sobre danielhomemdaluz

Gerente Comercial, Consultor Comercial, Coaching, Palestrante e Corretor de imóveis.
Galeria | Esse post foi publicado em Artigos, Dicas, Mulheres e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s