No Dia do Vendedor, veja ações para ser um profissional bem sucedido | Desenvolvimento profissional – Pense Empregos

No Dia do Vendedor, veja ações para ser um profissional bem sucedido

Diretor do Instituto Brasileiro de Vendas acredita que é preciso ter disciplina, tática e conhecimento técnico

vendedor pense empregos

No dia 1º de outubro é comemorado o Dia do Vendedor. Uma das mais antigas e numerosas profissões do mundo, é importante para manter vivos os negócios do mercado de trabalho. Para ser bem sucedido nas negociações, é preciso ter disciplina, tática e conhecimento técnico.

Segundo Carlos Cruz, vendedor profissional e treinador de vendas e diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), para ser um bom profissional não basta ter bom papo. “Um vendedor também precisa de alternativas para conquistar novos compradores e administrar os próprios resultados”, comenta. Em 2012, o Dia do Vendedor acontece na segunda-feira e abre, além de um mês, uma semana, ou seja, é o momento em que as novas metas e estratégias de trabalho são definidas.

O consultor separou algumas ações que podem garantir bons resultados.

:: Crie uma relação próxima com o consumidor, estabeleça confiança: isso se chama empatia e faz toda a diferença na relação comercial. Portanto, lembre-se sempre que cada cliente tem um perfil e trate-o como ele quer ser tratado. O diálogo fará com que se conheça melhor o comprador, então priorize a comunicação, busque fazer perguntas para identificar necessidades, mas com cautela. Além disso, um comprador bem atendido costuma fazer boas recomendações, que por sua vez, pode resultar em novos clientes.

:: Fuja do óbvio e coloque a cabeça para funcionar: crie novas oportunidades e proponha soluções inovadoras. Criatividade é um elemento fundamental quando se trata de vendas, por isso, cuidado com famosos clichês, que já estão batidos e podem prejudicar ao invés de ajudar. Busque alternativas para estimular os sentidos dos clientes. Faça, por exemplo, com que se imaginem desfrutando dos benefícios do produto ou serviço oferecido.

:: Encontre o meio termo: um vendedor também precisa de alternativas para conquistar novos compradores e administrar os próprios resultados. Tente atingir um ponto de equilíbrio que beneficie todos, oferecendo mais soluções aos clientes. Utilize indicadores de resultados e monitore-se diariamente para verificar o que é necessário para atingir os objetivos almejados. A ideia é utilizar os números como um gerenciador de resultados, no qual será possível avaliar o ticket médio das próprias negociações e ainda avaliar, por exemplo, o número de fechamentos.

:: Crie uma rede de contatos: entre os itens mais importantes, está o networking. Afinal, contatos são sempre bem vindos e é importante que saibam quem e o que você é. Vender é uma forma de se relacionar e manter relações para cultivar oportunidades. Também vale lembrar que o conhecimento específico e habilidades técnicas são os principais diferenciais de um profissional bem-sucedido.

viaNo Dia do Vendedor, veja ações para ser um profissional bem sucedido | Desenvolvimento profissional – Pense Empregos.

Anúncios

Sobre danielhomemdaluz

Gerente Comercial, Consultor Comercial, Coaching, Palestrante e Corretor de imóveis.
Galeria | Esse post foi publicado em Artigos, Dicas, Networking, Vendas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s