Business Networking – A importância de entender a diversidade cultural.

Business Networking – A importância de entender a diversidade cultural..Business Networking – A importância de entender a diversidade cultural.

Entender as diferenças culturais ao se fazer negócios pelo mundo está se tornando mais importante em uma sociedade global. Até dentro de países grandes como os Estados Unidos, com certeza há diferenças de uma região para outra. Quando você vai além e observa um país em relação ao outro, as diferenças se tornam ainda mais impactantes nos negócios.
Quando nos concentramos em semelhanças uns com os outros nos negócios, as diferenças não são tão importantes. Os problemas surgem quando parece que tudo que existe são diferenças. Quando os empresários se concentram nas diferenças percebidas uns entre os outros nos negócios, essas diferenças podem tornar-se empecilhos para o desenvolvimento de um relacionamento forte, que é, afinal de contas, o objetivo principal do networking. Quando você considera diferenças de comunicação e estilos comportamentais, as diferenças percebidas se exacerbam.
Apesar de muitos aspectos básicos de networking serem universais, se você conseguir considerar essas e outras nuances culturais, definitivamente vai ter uma vantagem ao fazer negócios em outros países. Sua etiqueta denetworking será muito apreciada à medida que seus negócios o levem cada vez mais para outros países, especialmente se você puder aprender algumas palavras ou tradições comumente praticadas nesse país. A demonstração desse tipo de respeito ajuda muito a fazer uma conexão mais suave com os executivos locais com os quais você está tentando trabalhar.
O velho ditado “Em Roma, comporte-se como os romanos” é muito apropriado. No entanto, eu sugeriria enfaticamente uma coisa – não só “comporte-se como os romanos”; tome a iniciativa de “perguntar a alguns romanos”. Eu recebi excelentes sugestões dos executivos locais que conheci em outros países, os quais me prepararam muito bem para as diferenças culturais em networking, antes da minha chegada ao país deles. O aconselhamento e coaching deles fez uma enorme diferença na minha capacidade de me conectar de modo adequado em muitos dos países que visitei.
Não se esqueça de voltar na próxima semana, quando estaremos compartilhando algumas dicas valiosas que eu consegui sobre fazer negócios e networking dentro do mercado asiático. Enquanto isso, se você tiver qualquer dica útil ou conselho para um networking bem-sucedido em um determinado país ou região do globo, por favor – de qualquer maneira – compartilhe essas informações na seção de comentários. Você nunca sabe a quem pode estar ajudando!

Anúncios

Sobre danielhomemdaluz

Gerente Comercial, Consultor Comercial, Coaching, Palestrante e Corretor de imóveis.
Galeria | Esse post foi publicado em Artigos, BNI, Cenários, Dicas, Internacional, Networking e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Business Networking – A importância de entender a diversidade cultural.

  1. Pingback: Business Networking – A importância de entender a diversidade cultural. | OPINIÂO | Scoop.it

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s