Networking de Negócios – BNI Brasil

Networking de Negócios

Os 10 mandamentos do networking de negócios

O fundador e Presidente do BNI, Dr. Ivan Misner, é autor de diversos livros, incluindo o mais recente lançamento “Networking like a Pro”, assim como “Masters of Sales”, e “TRUTH OR DELUSION?” que consta na lista dos mais vendidos do New York Times. Ele apresenta aqui as 10 principais dicas para fazer o networking de negócios valer a pena.

Você fica ansioso só de ouvir falar em eventos de networking? Se você respondeu que sim, você não está sozinho! Muitos executivos e empreendedores ficam desconfortáveis quando precisam abordar alguém e iniciar uma conversa. Muitos outros se preocupam se o tempo gasto com networking trará resultados. O processo não precisa ser traumático, assustador ou uma perda de tempo. Quando feito da maneira correta, networking pode fazer a diferença na quantidade de negócios que sua empresa gera. Com a abordagem certa, você pode usar isso para construir uma grande quantidade de recursos e contatos que o ajudarão a tornar o seu negócio muito bem sucedido.

Utilizar os seguintes dez mandamentos ajudará você a fazer um bom networking no seu próximo evento de negócios:

Tenha sempre com você as ferramentas para fazer networking.

Isso inclui um crachá com seu nome, cartões de visitas, brochuras sobre seus negócios e um porta- cartões de visita de bolso com cartões de outros profissionais que você pode reccomendar.

Estabeleça uma meta de quantas pessoas você pretende encontrar.

Identifique uma meta realista com base na quantidade de participantes e no tipo de grupo. Se estiver inspirado, estabeleça como meta falar com quinze ou vinte pessoas e não deixe de pegar os cartões de todos eles. Se você não estiver tão inspirado, reduza a meta. Em todo caso, não vá embora até que tenha atingido sua meta.

Aja como um anfitrião, não como um convidado.

Um afitrião deve fazer coisas pelos outros, enquanto um convidado senta-se e relaxa. Se ofereça para ajudar a recepcionar as pessoas. Se você vir que há visitantes sentados, apresente-se e pergunte se eles gostariam de conhecer outras pessoas. Aja como um condutor.

Escute e faça perguntas.

Lembre-se que para fazer um bom networking é preciso ter dois ouvidos e uma boca, e usá-los proporcionalmente. Depois que você descobriu o que a outra pessoa faz, diga a ela o que você faz. Seja específico, porém breve. Não presuma que a pessoa conheça o seu negócio.

Não tente fechar negócio.

Estes eventos não pretendem ser um veículo para que executivos comprem seus produtos ou serviços. Networking está relacionado a desenvolver relações com outros profissionais. Encontrar pessoas em um evento deve ser o início de um processo, e não o fim dele.

Faça recomendações sempre que possível.

As melhores pessoas em networking acreditam na filosofia de que quem dá, recebe. Se eu ajudo você, você vai me ajudar e nós dois teremos melhores resultados a partir disso. Em outras palavras, se você não tenta verdadeiramente ajudar as pessoas que você encontra, você não está sendo eficaz no seu networking. Se você não consegue fazer uma recomendação sincera a alguém, tente oferecer alguma informação que possa ser do interesse da pessoa (como detalhes sobre um evento futuro).

Troque cartões de visita.

Peça a cada pessoa que você conversar dois cartões de visita – um para ficar você e o outro para passar adiante. Isso estabelece o ambiente para que o networking ocorra.

Gerencie seu tempo de maneira eficiente.

Passe dez minutos ou menos com cada pessoa que você encontrar e não demore conversando com amigos ou sócios. Se a sua meta é conversar com um determinado número de pessoa, tenha cuidado para não ficar muito tempo com uma pessoa só. Quando você encontrar alguém interessante com quem você queira conversar mais, marque um encontro para outro dia.

Faça anotações nas costas dos cartões de visitas que você pegar.

Registre qualquer coisa que possa lhe ajudar a lembrar mais claramente de cada pessoa. Isso será útil quando você for dar continuidade a cada contato.

Dê continuidade! Faça follow-up!

Você pode seguir religiosamente os nove mandamentos acima, mas se você não der continuidade de maneira efetiva, você terá perdido seu tempo. Deixe um recado ou telefone para cada pessoa que você encontrou. Certifique-se de cumprir qualquer promessa que você possa ter feito.

viaBusiness Networking – BNI Brasil.

Anúncios

Sobre danielhomemdaluz

Gerente Comercial, Consultor Comercial, Coaching, Palestrante e Corretor de imóveis.
Galeria | Esse post foi publicado em Artigos, BNI, Cenários, Dicas, Estrelas, Eventos, Marca Pessoal, Marketing, Networking, Palestras, Redes Sociais, Sucesso, Tendências, Uncategorized, Vendas e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s