Autoconhecimento pode ser a chave para a conquista do sucesso profissional em 2013 | Desenvolvimento profissional – Pense Empregos

Autoconhecimento pode ser a chave para a conquista do sucesso profissional em 2013 | Desenvolvimento profissional – Pense Empregos.

Ascensão na carreira depende muito mais do profissional do que da empresa

A tendência natural de grande parte dos profissionais é almejar o emprego ideal, receber aumentos salariais e promoções ao longo do tempo.

Porém, para que todos esses objetivos sejam alcançados, é necessário que ele tenha em mente que seu desenvolvimento na empresa não depende somente dela e de sua estrutura, mas sim, dele mesmo. 

pense empregos,Autoconhecimento pode ser a chave para a conquista do sucesso profissional em 2013
De acordo com Eduardo Ferraz, consultor em Gestão de Pessoas e especialista em treinamentos baseados na neurociência comportamental, além de aprender a avaliar as possibilidades de crescimento oportunizadas pela empresa, o profissional também deve aprimorar seus próprios talentos. ”É preciso investir mais tempo para conhecer a sua personalidade”, ensina Ferraz. 

Confira a seguir, as orientações do especialista para identificar se você está no caminho certo para conquistar seus objetivos profissionais no próximo ano:

Descubra-se:
Avalie seu histórico de vida, tanto pessoal quanto profissional. Relembre as empresas e empregos nos quais já trabalhou, o que mais gostou de ter feito ou não. “Tudo o que uma pessoa conseguiu até agora e tudo o que espera conseguir é muito influenciado por sua personalidade, que é relativamente estável. Não seria exagero afirmar que é o seu patrimônio mais importante”, afirma Ferraz. Por essa razão é preciso conhecer as características mais marcantes de sua personalidade.

Não force a sua natureza:
Embora a personalidade humana possa sofrer algumas alterações ao longo dos anos, a composição inicial continua sendo a mesma durante toda a vida. De acordo com o consultor, não é bom negócio insistir situações improváveis, como por exemplo, ser uma pessoa tímida e ter que lidar com grandes públicos. “Não lute contra isso, apenas administre. Provavelmente o profissional com este perfil não se sentirá bem nessa situação”, explica. O mesmo vale para os mais extrovertidos, que, ao trabalharem reclusos em escritórios, por exemplo, podem ficar infelizes. “Pense em mudar de função ou de ambiente”, orienta.

Identifique seus pontos fortes:
“A inteligência e a eficiência de uma pessoa dependem de seu sucesso em tirar proveito de suas conexões mentais mais fortes”, defende o especialista. Características como alta exigência, teimosia, perfeccionismo, imperatividade e desconfiança podem ser vistos como inadequados, mas se canalizadas para as atividades certas, podem se transformar em pontos positivos.

Utilize seu talento para crescer:
De acordo com o consultor, tanto a genética quanto o ambiente influenciam na constituição de um indivíduo talentoso e ímpar.  Portanto, é indicado que o profissional encontre maneiras diferentes de se posicionar na empresa em que trabalha ou em um novo emprego, para que consiga utilizar seus talentos na maior parte de seu tempo. “O perfeccionista vai gostar de organizar, o extrovertido de se relacionar, o dominante de comandar, o impaciente de acelerar”, explica.

Faça prática deliberada:
Prática deliberada significa realizar ações para melhorar o que já temos de bom. Significa desenvolver com técnicas, estudo e repetição nossos talentos. Porém, um grande talento sem o esforço do treinamento e da repetição não gera resultados. “Muita prática deliberada significará melhor desempenho. ‘Toneladas’ de prática deliberada, resultará na excelência. Sucesso exige mais suor do que prazer”, ressalta.

Anúncios

Sobre danielhomemdaluz

Gerente Comercial, Consultor Comercial, Coaching, Palestrante e Corretor de imóveis.
Galeria | Esse post foi publicado em Artigos, Autoconhecimento, Cenários, Consultoria, Contratação, Dicas, Empregos, Equipe, Estrelas, Headhunter, Notícias e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s