Fundador do Twitter diz não se preocupar com crescimento do Facebook – Notícias – UOL Notícias

Fundador do Twitter diz não se preocupar com crescimento do Facebook – Notícias – UOL Notícias.

Fundador do Twitter diz não se preocupar com crescimento do Facebook

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

  • Jack Dorsey, fundador do Twitter, participa de conversa com alunos da FGV e jornalistas durante evento realizado em São Paulo

    Jack Dorsey, fundador do Twitter, participa de conversa com alunos da FGV e jornalistas durante evento realizado em São Paulo

O crescimento acelerado do Facebook— a rede social tem mais de 1 bilhão de usuários no mundo — ainda não preocupa o Twitter, com cerca de 500 milhões de perfis. A declaração é de Jack Dorsey, fundador do Twitter, que afirmou não haver concorrência entre os serviços, por serem “completamente diferentes”. O executivo participou de uma palestra nesta quinta-feira (11) para alunos da Fundação Getúlio Vargas, realizada em São Paulo.

“Acessar o Twitter é como checar a previsão do tempo, lá você vê notícias rápidas sobre pessoas com as quais você se importa, sejam parentes ou pessoas públicas. Já o Facebook é uma rede social de fato e é ótimo para quem quer manter contato com os amigos”, disse Dorsey.

O fundador do Twitter informou, sem dar muitos detalhes, que a razão de sua visita ao Brasil são os próximos eventos esportivos que serão realizados no país: Copa do Mundo em 2014 e Jogos Olímpicos em 2016. Durante essas efemérides, a rede social costuma atingir picos de audiência. Nas Olimpíadas de Londres em 2012, por exemplo, foram gerados mais de 150 milhões de mensagens durante os 16 dias de jogos.

Recentemente, alguns relatórios indicaram que, apesar do grande número de usuários da rede (aproximadamente 200 milhões), há uma grande quantidade de usuários fantasmas, que não interagem na rede social. Segundo pesquisadores, omercado de perfis falsos movimenta de US$ 40 milhões a US$ 360 milhões. Quanto a isso, o executivo informou que o Twitter trabalha no combate de contas que infringem as regras da rede e que o serviço não é apenas para os ávidos publicadores de mensagens.

“Nosso trabalho é tornar o Twitter fácil tanto para quem gosta de postar mensagens como para quem gosta de saber o que está acontecendo. Talvez, entre esses usuários pouco ativos, há várias pessoas que só estão focadas em ver mensagens de quem eles se importam”, disse.

Fundação

Ao ser questionado sobre os aspectos relativos à fundação da rede social, Dorsey explicou a razão pela qual o Twitter disponibiliza apenas 140 caracteres. Segundo ele, quanto menor o espaço que o usuário tiver, mais criativo ele vai ser. O mesmo conceito, diz, foi usado na concepção do Vine, aplicativo ligado ao Twitter que permite fazer vídeos em até 6 segundos.

Além disso, a limitação está ligada em tornar o serviço mais internacional, pois o tamanho tem relação direta com o número de caracteres de uma mensagem de texto em um celular. “Nossa intenção foi criar uma ferramenta que qualquer pessoa do mundo poderia ter acesso.”

Jack Dorsey fundou o Twitter em 2006 juntamente com Evan Williams e Biz Stone nos Estados Unidos. A ideia inicial dos fundadores era que o Twitter fosse uma espécie de “SMS da internet” com a limitação de caracteres de uma mensagem de celular.

Inicialmente chamada Twttr (sem vogais), o nome da rede social, em inglês, significa gorjear. A ideia é que o usuário da rede social está “piando” pela internet.

Anúncios

Sobre danielhomemdaluz

Gerente Comercial, Consultor Comercial, Coaching, Palestrante e Corretor de imóveis.
Galeria | Esse post foi publicado em Artigos, Cenários, Dicas, Internet, Marca Pessoal, Networking, Redes Sociais, Tecnologia, Twitter, UOL e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s